Estudo PISA2025 na Escola Secundária de Francisco Franco

Escola PISA 2025

Portugal vai participar no estudo PISA 2025 (Programme for International Student Assessment), que avalia as competências dos alunos de 15 anos de idade (nascidos no ano 2009) para usar, extrapolar e aplicar conhecimentos e capacidades em situações que visam reproduzir contextos próximos da realidade.

A Escola Secundária de Francisco Franco foi uma das escolas selecionadas para participar no estudo PISA 2025, no sentido de continuar o trabalho iniciado nos anos letivos anteriores.
Os testes realizam-se em ciclos de três anos, sendo avaliadas as áreas de literacia de Matemática, Ciências, Leitura e, este ano, Teste FLA – Avaliação de Língua Estrangeira – Inglês. Avalia ainda a Literacia Financeira e o Pensamento Criativo.

Foram selecionados, aleatoriamente, 53 alunos nascidos no ano de 2009, sendo que, 42 alunos irão responder ao «Teste PISA» e 11 alunos irão responder ao «Teste FLA – Avaliação de Língua Estrangeira – Inglês». O «Teste PISA» inclui a avaliação das literacias de leitura, de matemática e científica e, como novidade deste ciclo 2025, vai avaliar ainda a Aprendizagem no Mundo Digital. O «Teste FLA – Avaliação de Língua Estrangeira – Inglês» avalia, principalmente, as competências dos alunos em inglês, centrando-se na leitura, compreensão e produção oral.

Os testes são realizados em computador e na mesma língua em que os alunos estudam, exceto os alunos selecionados para os testes PISA-R (Reading) e PISA-LS (Listening/Speaking), que realizam o teste em Língua Inglesa.

Se desejar mais informação sobre o Estudo PISA, poderá consultar o sítio da OCDE, em https://www.oecd.org/pisa/ ou o sítio do Centro Nacional, em https://iave.pt/estudo-internacional/pisa/. Com o seu educando poderá, ainda, ver e experimentar responder a algumas das questões que fizeram parte do teste PISA em ciclos anteriores do estudo e que atualmente estão disponíveis como exemplo em https://www.oecd.org/pisa/test/ ou em https://iave.pt/estudo-internacional/pisa/.

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As professoras Associadas do Estudo PISA2025, da ESFF,

Carol Aguiar e Sandra Sousa