Padre Manuel Bernardes

Padre Manuel Bernardes autor do livro mais antigo da Biblioteca Francisco Franco Manuel Bernardes estudou Filosofia e Direito Canónico em Coimbra. Ordenou-se sacerdote, chegando a ser confessor do bispo de Viseu, D. João de Melo. Foi professor na Congregação do Oratório de S. Filipe de Néri. Nesta instituição, onde viveu trinta e seis anos de clausura, dedicou-se ao aperfeiçoamento moral dos alunos, à composição das suas obras, na área da teologia ascético-mística. Leia a sua biografia aqui.

Após uma recolha de toda a documentação mais antiga da biblioteca, a partir do ano letivo 2016/2017 toda a comunidade escolar pode ter acesso aos documentos mais antigos (a 1ª edição remonta ao período de 1757). Veja a lista completa aqui.

Espaços

Acontece

Biblioteca ESFF | Dia Mundial da Poesia Porque hoje é o Dia Mundial da Poesia, a Equipa da Biblioteca resolveu «inundar» a ESFF de Poesia e cor. Já leste os poemas que estão colocados ao lado das tuas salas? Qual o teu preferido? Tira uma foto e partilha connosco! #esffranco #biblioteca ##díamundialdapoesía

BIBLIOTECA ESFF | Dia Internacional da Mulher (Parte 3) «Flores de Coragem» A exposição comemorativa do Dia Internacional da Mulher está quase a despedir-se da Biblioteca, pelo que ainda vais a tempo de a visitar. Passa por lá e atenta nos trabalhos realizados no contexto da disciplina de História A e de Cidadania e Desenvolvimento, em colaboração com a equipa dinamizadora da Biblioteca da ESFF. A professora Eugénia Escórcio solicitou aos alunos das turmas 11.º 22, 24 e 26, no âmbito da temática dos “Direitos Humanos”, que elaborassem um trabalho sobre os Direitos das Mulheres (séculos XVIII a XX), ilustrado com flores produzidas através de materiais recicláveis. Aprecia o resultado deste desafio, que também contou com a participação de alguns Encarregados de Educação! 🌹 #esffranco #biblioteca #DiaInternacionaldaMulher #floresdecoragem

10

BIBLIOTECA ESFF | Palestra «É fácil ser feliz» No próximo dia 20 de março, comemora-se o Dia Internacional da Felicidade e, para assinalar a data, a Equipa da Biblioteca convidou o professor Ricardo Alves para uma 'conversa' sobre o tema «É fácil ser feliz», que decorrerá na Sala de Sessões, às 15h15, e terá a duração de cerca de 90 minutos. Os docentes interessados deverão inscrever as suas turmas, preenchendo este formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeTcohsQ8UiTmwh6AzL_mcBUehEE2Ih9a2PEnTv9YykDdBOMw/viewform Por solicitação do orador, reforçamos a necessidade de não haver atrasos na chegada dos alunos à sala. A Equipa da Biblioteca informa ainda que a seleção das turmas será realizada tendo por critério a ordem de inscrição. Assim que se chegue à lotação da sala, as inscrições serão encerradas e será enviado um email de confirmação aos docentes responsáveis. Inscrições para a palestra «É fácil ser feliz»: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeTcohsQ8UiTmwh6AzL_mcBUehEE2Ih9a2PEnTv9YykDdBOMw/viewform #esffranco #biblioteca #DiaInternacionalDaFelicidade

7

BIBLIOTECA ESFF | Clube de Leitura - 4.ª SESSÃO No dia 9 de março, realizou-se a quarta sessão do Clube de Leitura, em que descobrimos que há alunos que leem em simultâneo vários livros em diferentes idiomas... E tu, quantos livros és capaz de ler ao mesmo tempo? Também gostas de ler? Junta-te a nós! A próxima sessão está para breve. Até lá, conta-nos: o que andas a ler? #esffranco #biblioteca #clubedelitura

2

Atividades

«Flores de Coragem» A exposição comemorativa do Dia Internacional da Mulher está quase a despedir-se da Biblioteca, pelo que ainda vais a tempo de a visitar. Passa por lá e atenta nos trabalhos realizados no contexto da disciplina de História A e de Cidadania e Desenvolvimento, em colaboração com a equipa dinamizadora da Biblioteca da ESFF. A professora Eugénia Escórcio solicitou aos alunos das turmas 11.º 22, 24 e 26, no âmbito da temática dos “Direitos Humanos”, que elaborassem um trabalho sobre os  Direitos das Mulheres (séculos XVIII a XX), ilustrado com flores produzidas através de materiais recicláveis.

Aprecia o resultado deste desafio, que também contou com a participação de alguns Encarregados de Educação! 🌹

No dia 21 de fevereiro, comemora-se o Dia Internacional da Língua Materna, instituído pela UNESCO a 17 de novembro de 1999, com o propósito de promover a diversidade linguística e cultural e o plurilinguismo, sublinhando que “as línguas maternas constituem o primeiro veículo de identidade individual ou de um grupo, como fundação de toda a vida social, económica e cultural”, enfim, reconhecendo-as como o fator primeiro e fundamental de agregação de um povo. Reconhecendo a Escola como um espaço privilegiado de diálogo intercultural, a Biblioteca ESFF preparou um mês que deu a conhecer os diversos países (quase vinte) de onde são oriundos os cerca de 2200 alunos que frequentam este estabelecimento de ensino. De entre as diversas curiosidades, e porque também se comemora o Entrudo exatamente no dia 21 de fevereiro, estivemos atentos às tradições carnavalescas que mais se distinguem nesse conjunto de países. Testaram a vossa cultura geral?

Ainda no âmbito do Dia Mundial da Escrita à Mão, a Biblioteca da ESFF promoveu um concurso de caligrafia, para eleger a “caligrafia mais bonita da ESFF”. Toda a comunidade educativa foi convidada a deixar a sua marca, tendo havido cerca de meia centena de participações.
Os vencedores foram:
− 1.º lugar | João Gonçalo Paulos, aluno do 11.º 13
− 2.º lugar | Liliana Gomes, professora do Grupo 330
− 3.º lugar | M.ª Leonor Silva, aluna do 11.º 26
− Menção Honrosa | Luana Nunes, aluna do 10.º 24
A Biblioteca agradece a participação de todos. Muitos parabéns aos vencedores!

Uma das propostas iniciais da Biblioteca da ESFF para o ano letivo 2022/23 era a criação de um clube de leitura, onde os participantes encontrassem um espaço informal e descontraído para partilharem as suas experiências de leitura e, quem sabe, pudessem desafiar (e ser desafiados) a ler géneros diferentes dos que estão habituados. Na sessão inaugural do Clube, que decorreu no dia 26 de janeiro, pelas 14 horas, no sótão da biblioteca, estiveram presentes cinco dos sete alunos inscritos para aquele horário (de 10.º, 11.º e 12.º anos) e podemos dizer que foi uma sessão animada. Ai daqueles que dobram as páginas para saberem onde vão ou que leem a última página ou frase de uma obra antes mesmo de iniciar a leitura!…
A segunda sessão, que teve lugar no dia 9 de fevereiro, contou com oito participantes, que partilharam uma das suas últimas leituras. Curiosamente, como as inscrições foram abertas a toda a comunidade escolar, também foi criado um clube de leitura direcionado aos professores.

A 23 de janeiro, celebra-se o Dia da Escrita à Mão, uma invenção que conta com cerca de 3500 anos. Compreendendo que cada vez mais recorremos aos teclados para escrever, por um lado, e que a caligrafia representa uma marca de cada um de nós, por outro, a Biblioteca da ESFF comemorou a data com várias iniciativas. Duas delas foram uma exposição subordinada ao tema (patente ao público no expositor do r/c do edifício principal da ESFF) e uma instalação no átrio da Biblioteca, abrilhantado pelo toque artístico das alunas Diana Gonçalves e M.ª Francisca Silva, do 11.º 12, recriando um ‘cantinho de leitura e escrita’, onde até deixámos o telefone fora do descanso, não vá alguém ser incomodado por uma chamada indesejada…  Outra forma de destacar esta efeméride nasceu da ideia de ‘construirmos’ um livro totalmente manuscrito, em que cada turma foi convidada a deixar a sua marca. Resumindo, o objetivo é que todos os alunos registem a sua caligrafia, para, depois,  juntarmos as folhas de todas as turmas num livro. Estamos expectantes com o resultado!

Se fosse vivo, Eugénio de Andrade faria, a dia 19 de janeiro de 2023, cem anos. Nome incontornável da Poesia portuguesa contemporânea, nasceu José Fontinhas, no concelho do Fundão, mas ficou para sempre conhecido pelo pseudónimo Eugénio de Andrade. A efeméride foi assinalada com uma exposição na Biblioteca, onde deu a conhecer fragmentos da vida deste grande poeta e da sua obra.

De modo a celebrar o Dia Mundial do Compositor, a Biblioteca da ESFF preparou uma exposição, onde os visitantes puderam conhecer alguns dos compositores mais famosos (e ouvir as suas melodias), incluindo o compositor madeirense Pedro Macedo Camacho. A grande surpresa desta iniciativa foi a presença do próprio Pedro Macedo Camacho, que, ao tomar conhecimento da iniciativa, fez questão de visitar a Biblioteca da ESFF e a exposição. O músico expressou a sua alegria e agradecimento por estar presente nesta evocação, valorizando a atividade em benefício dos jovens que frequentam a nossa Escola. A Biblioteca da ESFF agradece, por seu turno, a visita de tão ilustre figura da Cultura madeirense. Até breve!

Dando continuidade às comemorações do 74.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Biblioteca apresentou uma proposta de trabalho levada a cabo pela professora Alexandra Loureiro, sob o tema «E se houvesse um 31.º artigo?», que desafiou os alunos das turmas 11.º 13, 14 e 16 a criar um artigo, pensando nos assuntos que mais os preocupam. A mostra dividiu-se entre o expositor do r/c da entrada principal e a Biblioteca.

De 12 a 16 de dezembro, a Biblioteca da ESFF promoveu uma Feira Solidária do Livro Usado, sob o mote Da minha estante para a tua. As cerca de 250 obras angariadas foram vendidas a preços simbólicos, sendo todo o valor arrecadado doado à Conferência de S. Vicente de Paulo, que apoia alunos carenciados da nossa Escola. Ao todo, entregámos 512,50€. A Equipa da Biblioteca agradece a todos quantos participaram nesta iniciativa, doando os seus livros, e aos que os compraram, ajudando-nos a proporcionar um Natal mais feliz a quem precisa! Gratos, também, ao Clube de Imagem FF e à professora Alexandra Fonseca, pela realização do cartaz.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos celebrou 74 anos e a Biblioteca da ESFF assinalou a efeméride com uma exposição no r/c e no 4.º andar, aliada às comemorações natalícias. Que melhor presente poderíamos pedir (e ter) que ver os 30 artigos plenamente respeitados por todo o mundo? Adotado e proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas (resolução 217 A III) a 10 de dezembro 1948, nunca é demais evocar este documento e os princípios aí firmados, especialmente na altura que atravessamos, em que tantos direitos humanos têm sido esquecidos, atropelados ou mesmo vilipendiados.

O último dia de novembro trouxe à Biblioteca da ESFF a grande felicidade de receber o lançamento da mais recente obra literária da professora Carmo Marques, Quantas vidas tem um gato. A apresentação coube à professora Maria José Assunção e a jovialidade da plateia também abrilhantou o momento. A leitura de alguns excertos pelas alunas Ana Sofia Fernandes (11.º 25) e Beatriz Freitas (11.º 26) revelou personagens e enredos que, decerto, suscitaram (ainda mais) a curiosidade dos presentes.
A Biblioteca da ESFF deseja as maiores felicidades à autora!

Se fosse vivo, o Nobel Português da Literatura faria 100 anos no dia 16 de novembro de 2022. Para ‘soprar as velas’, a Equipa da Biblioteca da ESFF preparou uma singela homenagem ao escritor, tendo convidado toda a Comunidade Escolar a visitá-la e a conhecer um pouco mais sobre a vida e obra de Saramago, enfatizadas na caricatura do colega Carlos Santos, do Grupo 600. Paralelamente, foram selecionadas obras do escritor que foram adaptadas pela 7.ª arte, podendo ser fruídas na videoteca.

Centenário José Saramago

O Dia Mundial do Cinema celebrou-se a 5 de novembro, inspirando a Biblioteca a organizar uma exposição e um ciclo de cinema intitulados “Livros no cinema”. Como o o próprio nome indica, foi um ciclo dedicado à Literatura e à 7.ª Arte, em que convidámos os interessados a conhecer as versões cinematográficas de obras literárias existentes no acervo da nossa Biblioteca. Aproveitando que o Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis é comemorado a 8 de novembro (lembrando ainda que o tema aglutinador da nossa escola é a “Soberania Alimentar”), durante este ciclo também foi possível ver documentários relacionados com a alimentação e as alterações climáticas.
Boas leituras, com ou sem pipocas!

Tendo por mote o Dia das Bibliotecas Escolares, e compreendendo a Biblioteca como o coração da nossa Escola, lugar de ‘conhecimento, memória, leitura e significado’, onde se pretende que haja ‘experiências ricas e dinâmicas’, a Biblioteca assinalou a data com uma exposição intitulada «Uma viagem ao coração», aliando a viagem do coração de D. Pedro IV ao Brasil, por ocasião das celebrações do bicentenário da independência brasileira (em setembro último) à expressão do sentimento amoroso através da escrita.

O Dia Nacional dos Castelos foi comemorado pela Biblioteca com uma exposição sobre o tema, onde se destacou uma maquete de um castelo e a apresentação de alguns dos castelos mais conhecidos de Portugal. Palavras como ‘ameias’ e ‘fosso’ saltaram diretamente do dicionário e da imaginação para a sala principal da biblioteca.