- Na visão sistémica, os alunos, professores, conselhos executivo, administrativo e de escola e demais membros da comunidade educativa são percebidos e trabalhados não como indivíduos separados, mas sempre como uma parte de um contexto relacional. E o sucesso só é possível quando a todos é garantido o seu lugar de pertença, na ordem devida, e em equilíbrio entre o dar e receber. Na escola moderna e orientada para os resultados estes só são atingidos quando os condicionamentos do sucesso são trabalhados em diferenciação pedagógica, com vista a chegar a todos os alunos.
- Implementar a metodologia da pedagogia sistémica na comunidade educativa, trabalhando em articulação com os principais agentes educativos, de modo que cada pessoa – o aluno / professor / assistente operacional / C.E. – ocupe o seu lugar na hierarquia do sistema educativo, e se estabeleça um equilíbrio entre o dar e o receber e a todos seja assegurado o seu lugar de pertença.
- A mudança de comportamento só é possível mediante a expansão de consciência, que vai muito mais além do assunto individualizado do aluno, onde este ficou “preso” ou emaranhado.
- Facilitar no aluno a criação de um novo insight, habilitando-o à tomada de novas decisões.
- Levar o aluno a adquirir novos pensamentos, que conduzam a novas escolhas → novas escolhas conduzam a novos comportamentos → novos comportamentos criam novas experiências → novas experiências geram novas emoções → novas emoções geram novos pensamentos → evolução. O aluno fica livre para aprender, criar e inovar.
- Despertar, desenvolver e potencializar no aluno e demais membros da comunidade educativa, as competências para uma cultura de cidadania e aprendizagens com impacto na atitude cívica individual e como membro de grupo (turma, equipa, escola, …) e desenvolvimento das competências previstas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.