Na visão sistémica, os alunos, professores, conselhos executivo, administrativo e de escola e demais membros da comunidade educativa são percebidos e trabalhados não como indivíduos separados, mas sempre como uma parte de um contexto relacional. E o sucesso só é possível quando a todos é garantido o seu lugar de pertença, na ordem devida, e em equilíbrio entre o dar e receber. Na escola moderna e orientada para os resultados estes só são atingidos quando os condicionamentos do sucesso são trabalhados em diferenciação pedagógica, com vista a chegar a todos os alunos.
- Implementar a metodologia da pedagogia sistémica na comunidade educativa, trabalhando em articulação com os principais agentes educativos, de modo que cada pessoa – o aluno / professor / assistente operacional / C.E. – ocupe o seu lugar na hierarquia do sistema educativo, e se estabeleça um equilíbrio entre o dar e o receber e a todos seja assegurado o seu lugar de pertença.
- Despertar, desenvolver e potencializar no aluno e demais membros da comunidade educativa, as competências para uma cultura de cidadania e aprendizagens com impacto na atitude cívica individual e como membro de grupo (turma, equipa, escola, …) e desenvolvimento das competências previstas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.